Quando idealizamos uma sebe ou bordadura para um canteiro pensamos automaticamente em buxus, teixos ou euonymus. Não quero dizer que estas espécies sejam feias num jardim mas são menos práticas: necessitam de uma poda frequente para manter aquele aspeto imaculado (são plantas mais exigentes).
Sou uma fã de jardins de baixa manutenção (quase auto sustentáveis) e de suculentas. Algumas espécies de suculentas toleram muito bem as nossas condições edafo-climáticas sem estarmos sempre a mudar de sítio ou colocar mantas anti-geadas.
Por isso tive a ideia de fazer uma sebe baixa no canteiro das rosas com Crassula ovata (conhecida por árvore-do-dinheiro).
Trata-se de uma suculenta de folha perene de troncos largos e carnudos fáceis de propagar.
Coloquei em cada pé um pouco de subtrato para catos com a distância de um palmo para formar um pequeno painel verde.
É uma plantas de sol pleno e meia sombra pelo que quando colocada em zonas de sol intenso as margens das folhas tem uma pequena coloração vermelhada. O seu crescimento é lento e não excede em altura, permanece sempre baixa e copa compacta. Não necessita de regas frequentes pelo que tolera bem a seca, salinidade marítima e geadas de inverno moderadas.
As pequenas flores brancas e rosadas podem aparecer entre o outono e a primavera mas depende do clima e do número de horas de sol. Quanto à adubação opte por um adubo de catos no início do verão. Quanto às pragas e doenças pode ser atacada por afídeos pelo que uso uma mezinha: num litro de água faço uma sabonária de sabão azul e coloco 2 colheres de sopa de azeite pulverizo nas folhas repito uma vez por semana e num mês resolve o problema.
Por vezes basta uma dose de imaginação para ter um jardim único e personalizado. A Crássula também é uma excelente opção para vasos à entrada de casa uma vez que podemos dar-lhe uma forma de pequeno arbusto.
Uma curiosidade: Esta suculenta é conhecida por árvore do dinheiro e dizem os antigos que dá sorte e prosperidade a quem cuidar dela.
Espero que tenham gostado e fico à espera das vossas ideias fora da caixa.
Комментарии